quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Administração da Católica e Câmara de Vereadores firmam parceria

Planejamento, endomarketing e marketing social agora são elementos de gestão que entram na rotina da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas. A Universidade Católica (UCPel) e a Casa do Povo fecharam parceria para que três estudantes de Administração realizem no local seus trabalhos de conclusão de curso.
A formalização ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Câmara.O conhecimento acumulado durante a graduação servirá agora tanto para o aperfeiçoamento da formação dos alunos quanto para trazer melhorias na gestão da Câmara. Quem sai ganhando é a comunidade. Conforme o vereador Eduardo Macluf, autor da proposta, a ideia é que a presença dos futuros administradores auxilie no processo de gestão da entidade. Mudar “vícios” e romper paradigmas são os desafios para os processos administrativos. “A intenção é mudar, melhorar.
O sucesso do trabalho dos estudantes é o sucesso que queremos para esta Casa e para a comunidade de Pelotas”, salientou.Para o professor orientador dos estágios, Rafael Damé Andretti, a inserção dos acadêmicos em uma organização pública é um diferencial agregador da formação dos estudantes da UCPel. “Nesse novo currículo do curso, que tem ênfase na prática, ter a experiência da atividade pública de responsabilidade social é muito importante”, afirmou.Conforme o coordenador do curso de Administração, professor Elói Tramontin, a atuação dos acadêmicos será semelhante a uma consultoria. “Serão três meses de análise e criação de planos de ação.
A proposta é melhorar de acordo com novas técnicas administrativas não só no meio de gestão, mas político”, salientou. De acordo com ele, é importante que, após essas análises, o trabalho possa ter continuidade e seja implementado e executado.Ferramentas de gestão na área públicaAs três áreas que serão trabalhadas pelos alunos foram escolhidas de acordo com as demandas da própria Câmara. O endomarketing procurará pesquisar o clima organizacional. O planejamento buscará um diagnóstico administrativo e elaborará planos de ação. Ao marketing social cabe analisar o conhecimento que a comunidade tem em relação ao trabalho realizado pela Câmara de Vereadores. Os estudantes Lucélia Maciel, Heloísa Helena Oliveira e Daniel Xavier dos Santos serão os responsáveis, respectivamente, por cada área. De acordo com Lucélia, dois grandes desafios a serem enfrentados são a mudança de hábitos necessária à entidade e sua estrutura física limitada. “Vamos operar com o melhor do que adquirimos nesses anos de estudo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário